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Tal como foi nos tempos primitivos, quando o homem das cavernas descobriu como moldar o barro, trabalhando a argila e fabricando os primeiros utensílios de cerâmica, a ação empreendedora do homem possibilitou-lhe intervir, transformar e dominar o meio ambiente criando e inovando, avançando sempre na busca de novos patamares de produção, de melhores níveis de qualidade de vida. Foi a manifestação e o exercício desta ação, demonstrada por nossos antepassados, que fez a humanidade perpetuar-se; e, por isso, renascer continuamente em nosso meio.
A sociedade moderna, cada vez mais urbanizada, necessita de pessoas empreendedoras, capazes de criar empresas privadas ou qualquer outro tipo de organização, para gerar bens e serviços destinados a satisfazer as necessidades de uma população mundial crescente. E desse crescimento apareceram uma fonte infindável de emoções. Essa é uma das verdades que envolvem os seres humanos, que pode ser até questionada por alguns, mas nunca descartada completamente por quem volta suas atenções para o comportamento do homem. O turbilhão de sentimentos sempre estive presente e continuará a fazer parte da vida de todos, seja no campo pessoal ou profissional. Existem duas emoções básicas do ser humano, que aparecem quando reagimos ao mundo a partir do nosso lado mais primitivo. É na verdade uma polaridade do sentir, que pode ser denominada de simpatia ou antipatia. Contudo, como cada indivíduo reage de uma forma diante de determinadas situações, de realidades que muitas vezes vão de encontro a paradigmas e a crenças é fundamental. Por essa razão, é necessário conviver com a diversidade em várias esferas, inclusive àquela presente no ambiente corporativo. Isso favorece ao desencadeio de estresse, ambiente de trabalho, a situação econômica, as crises políticas, o desemprego, o estresse com os estudos ou com o trabalho, os relacionamentos, a segurança, a saúde, enfim, quase todos os fatores causam estresse. Entretanto, vale a pena lembrar que há 100 anos já era assim. Um ser humano recebe mais informações em apenas um dia do que um mesmo indivíduo em toda sua vida na Idade Média. Portanto, é fácil explicar que toda essa quantidade de informações nos faz gastar muito mais energia e isso estressa.. A importância da atuação dos gestores e dos profissionais de Recursos Humanos na administração das emoções,para que os colaboradores consigam assimilar novas competências que facilite o convívio com a diversidade - cada vez mais presente no mundo globalizado. Mas o estresse é administrável e é necessário distinguir estresse, depressão e tristeza, para que seja feito o acompanhamento específico.
A sociedade moderna, cada vez mais urbanizada, necessita de pessoas empreendedoras, capazes de criar empresas privadas ou qualquer outro tipo de organização, para gerar bens e serviços destinados a satisfazer as necessidades de uma população mundial crescente. E desse crescimento apareceram uma fonte infindável de emoções. Essa é uma das verdades que envolvem os seres humanos, que pode ser até questionada por alguns, mas nunca descartada completamente por quem volta suas atenções para o comportamento do homem. O turbilhão de sentimentos sempre estive presente e continuará a fazer parte da vida de todos, seja no campo pessoal ou profissional. Existem duas emoções básicas do ser humano, que aparecem quando reagimos ao mundo a partir do nosso lado mais primitivo. É na verdade uma polaridade do sentir, que pode ser denominada de simpatia ou antipatia. Contudo, como cada indivíduo reage de uma forma diante de determinadas situações, de realidades que muitas vezes vão de encontro a paradigmas e a crenças é fundamental. Por essa razão, é necessário conviver com a diversidade em várias esferas, inclusive àquela presente no ambiente corporativo. Isso favorece ao desencadeio de estresse, ambiente de trabalho, a situação econômica, as crises políticas, o desemprego, o estresse com os estudos ou com o trabalho, os relacionamentos, a segurança, a saúde, enfim, quase todos os fatores causam estresse. Entretanto, vale a pena lembrar que há 100 anos já era assim. Um ser humano recebe mais informações em apenas um dia do que um mesmo indivíduo em toda sua vida na Idade Média. Portanto, é fácil explicar que toda essa quantidade de informações nos faz gastar muito mais energia e isso estressa.. A importância da atuação dos gestores e dos profissionais de Recursos Humanos na administração das emoções,para que os colaboradores consigam assimilar novas competências que facilite o convívio com a diversidade - cada vez mais presente no mundo globalizado. Mas o estresse é administrável e é necessário distinguir estresse, depressão e tristeza, para que seja feito o acompanhamento específico.
Um comentário:
Muito bem escrito esse texto, especialmente pelas relações feitas entre globalização, empreendedorismo, gestão e emoções. Nota 10!
Att
Héber
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