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"Um especialista é aquele que sabe mais e mais sobre menos e menos."

Nicholas Murray Butler

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Mercado-Alvo da NORSA

A NORSA, empresa distribuidora dos produtos Coca-Cola nos estados do Piauí, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte, com cinco fábricas e seis centros de distribuição, conseguiu nesses estados, a liderança do mercado de refrigerantes. Os mercados-alvo da empresa são as distribuidoras de bebidas nos estados em que atua no Nordeste, o patrocínio de eventos culturais e esportivos, e a participação da empresa em projetos sócio-ambientais nas comunidades onde atuam.

Com a absoluta liderança no mercado de distribuição de refrigerantes onde atua, a NORSA consegue a visibilidade desse mercado no país. Foi considerada empresa do Norte e Nordeste com maior rentabilidade – retorno do investimento sobre o patrimônio - e a oitava no ranking do país, de acordo com a edição 2008 da Revista Exame Melhores e Maiores. Sem falar que apresenta no mercado total de refrigerantes, metade da participação em vendas.

Com o patrocínio de eventos relacionados a cultura e lazer e esportivos das regiões onde está presente, busca incentivar a cultura local, a prática de esportes e relacioná-las com os produtos da Coca-Cola. Essa visibilidade estimula os consumidores a associar o produto com momentos de lazer e com um estilo de vida saudável, sendo bastante positivo para o reconhecimento da marca e o aumento das vendas.

Seus projetos sócio-ambientais, demostram a preocupação da empresa com as pessoas das comunidades locais e com o meio ambiente. Socialmente, apresenta dois projetos que são: Prato Popular e a Escola Vitória do Mangueiral. O Prato Popular, disponibiliza refeições de qualidade por apenas R$1,00 para as comunidades carentes do município de Maracanaú (CE) e em Feira de Santana (BA). A Escola Vitória do Mangueiral, na zona rural do município de Redenção (CE) possui o apoio da NOSTRA para a manutenção da escola, como suporte para o pagamento de salários dos professores, compra da merenda, entre outros. Seus programas ambientais são:Reciclou, Ganhou e Dia Mundial de Limpeza das Praias. O Reciclou, Ganhou estimula a reciclagem de embalagens de seus produtos e a educação ambiental em parceirias com escolas e organizações não governamentais. Nas escolas, o volume arrecadado, é convertido em brindes para as crianças. O Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias foi criado pela fundação australiana Clean Up the World em parceria com Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A NORSA patriocina este evento e estimula a participação de funcionários para a retirada do lixo nas praias e conscientização da população.

Sempre atendendo às necessidades dos seus consumidores e acompanhando as tendências do mercado, a NORSA/Coca-Cola lança novos produtos e embalagens para: refrigerantes, cervejas, sucos, chá, águas, energéticos e achocolatados. Por apresentar como público-alvo os jovens consumidores, sua marca sempre esteve atrelada a imagem de que a Coca-Cola não é apenas uma bebida, mas um estilo de vida. Sempre presente no patrocínio de festas regionais, a bebida demonstra mais sucesso entre a classe média e não procura associar a marca, a religiões no Brasil. Já no oriente, principalmente em países do Oriente Médio e Ásia, onde sua popularidade é menor pelo sentimento anti-ocidental, o slogan utilizado é “Mecca-Cola” que representa uma associação ao islamismo. Com isso, a bebida se tornou sucesso no Oriente Médio há poucos anos.

Um comentário:

Héber Sales disse...

Eu nem sabia da Mecca-Cola. Obrigado pela informação.
Abs
Héber